Minha foto
Somos estudantes dedicados,e acima de tudo pensadores...

domingo, 18 de maio de 2008

Capacidades Físicas e Saúde

Defini-se Capacidades Físicas ou qualidades físicas como todo atributo físico treinável num organismo humano. Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento comumente classificadas em cinco tipos: Resistência, Força, Velocidade, Flexibilidade e Coordenação motora.
Quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi criada, pouco após o fim da Segunda Guerra Mundial, havia uma preocupação em traçar uma definição positiva de saúde, que incluiria saúde como um estado de completo bem-estar, e não apenas a ausência de doenças, e apesar de algumas mudanças seu sentido permanece. De acordo com a OMS: “A medida em que um indivíduo ou grupo é capaz, por um lado, de realizar aspirações e satisfazer necessidades e, por outro, de lidar com o meio ambiente.
“A saúde é portanto vista como um recurso para a vida diária, não o objetivo dela. Abranger os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas, é um conceito positivo”. Fica clara nesta frase, a dependência entre saúde e desenvolvimento integral das capacidades físicas.
O desenvolvimento equilibrado das cinco qualidades físicas é fundamental tanto para o bem estar quanto para saúde. Obviamente que nos esportes de alto nível algumas qualidades prevalecem sobre as outras, ou seja, no halterofilismo prevalece a força, na corrida de fundo a resistência e assim por diante. Mas do ponto de vista da qualidade de vida quanto mais equilibrado for o conjunto, mais condicionado será o indivíduo.
Na prática, devemos enxergar o condicionamento físico de maneira mais ampla. Portanto, não adianta desenvolver a força e não ter resistência, ou ter flexibilidade e não ter força, ter resistência sem velocidade, e assim por diante. Nossas atividades diárias exigem a aplicação de todas as capacidades físicas, às vezes enfatizando uma, às vezes duas e em muitas vezes todas simultaneamente.
Portanto, um programa de exercícios ideal que vise desenvolvimento da condição física e qualidade de vida deveria planejar o treinamento de todas as capacidades, ou seja, não basta treinar exercícios aeróbios e musculação. Um profissional gabaritado sabe a importância do treino de coordenação, flexibilidade, velocidade, força e resistência.